fbpx

Abril 17, 2019by filipa moura

Presença online! A minha empresa precisa?

Nos dias que correm ter uma empresa sem presença online, é o mesmo que dizer que a mesma não existe! Pode ter um espaço físico, e ser conhecida na sua zona geográfica, e o resto? Quer apenas vender aos seus “vizinhos”? Acha que é uma boa estratégia para fazer cimentar a sua empresa e fazê-la crescer? Possivelmente não…

A presença online hoje em dia é fundamental para qualquer área de negócio, não diferenciando de forma alguma o setor ou modo e atuação das mesmas.

Basta-nos analisar os números de utilizadores da internet. Temos cerca de 8 milhões de utilizadores, desses 8 milhões, cerca de 7,13 utilizam telemóvel para navegar, convém ainda referir que cerca de 85% dos utilizadores vão à internet todos os dias e apenas 1% utiliza a internet menos de uma vez por mês. Em média, cada português passa 6h30 na Internet, sendo 2h09 das mesmas passadas nas redes sociais.

Convém ainda reforçar que, 75% da população tem acesso à internet e usa-a para pesquisar produtos e serviços. Um número que tem aumentado ano após ano.

Assim já me parece ser uma Boa razão para pensar que a sua empresa tem de ter presença online, senão, já viu o que está a perder?

Todas as empresas têm de seguir a passo esta transformação digital no mundo dos negócios, senão, ficam a vender aos “vizinhos” e pouco mais… É essa a empresa que sonhou para si? Não acredito…

Principalmente as micro e pequenas empresas devem melhorar a sua presença online, isso passa por terem um bom logótipo, por estarem presentes nas redes sociais, por terem um site profissional com o certificado ssl e por estarem inscritos no GoogleMyBusiness . Lembre-se dos três pilares fundamentais, credibilidade, segurança e profissionalismo, é sempre assim que devemos estar perante dos nossos clientes e potenciais clientes.

 

Mas será que os consumidores mudaram assim tanto?

 

 

Vamos recuar um pouco no tempo, Quando é que um consumidor recebia uma estímulo? Através da televisão, do rádio, de publicidade em revistas, jornais, de rua, ou ainda de amigos. Onde é que esse estímulo o levava? Às lojas, para ver o produto e muitas vezes comprá-lo.

E hoje em dia, também é assim? Não podemos dizer que não aconteça o mesmo. Mas tendo em conta os números e percentagens que partilhei, podemos concluir que esses estímulos têm uma probabilidade abismal, de serem transmitidos através dos sites e lojas online das empresas com presença digital, proporcionado aos consumidores fazerem as suas compras comodamente, em segurança e online.

E posso concluir que esta tendência veio para ficar e está enraizada na nossa sociedade. Por isso deve seriamente pensar que a sua empresa deve ter uma presença online, credível e sustentada.

Então já está a ponderar colocar a sua empresa online? Lembre-se que se não estiver, no mundo digital (e é bastante vasto) ela não existe…

 

Vamos ver como a sua empresa pode ter uma presença online sem gastar muito dinheiro.

 

Conforme já tive oportunidade de aconselhar anteriormente, deve ter um nome, um logótipo, este é sem dúvida o primeiro passo que deve dar. Neste passo deve recorrer a um profissional (Designer Gráfico), peça orçamentos a várias empresas, mas não seja você a fazê-lo, porque corre o risco de poupar algum dinheiro, mas apostar mal, logo no primeiro passo. O logótipo da sua empresa é o seu “Cartão de Cidadão” em qualquer parte, mesmo no mundo digital.

Faça uma página da sua empresa nas redes sociais, aqui, tudo depende do seu público-alvo, se for português, invista no Facebook, no Linkedin e no Instagram. Analise a concorrência e veja como se posicionam nas várias redes sociais? Quais é que utilizam? Que tipo de publicações fazem? E neste passo pode ser você mesmo a fazê-lo, sem gastar qualquer cêntimo! Caso pretenda, pode sempre contratar uma empresa para fazer a gestão das redes sociais, mas claro, fica ao seu critério tomar esta decisão. Apenas quero que esteja ciente que a presença da sua empresa nas redes sociais deve ser alimentada, não corra o risco de muitas empresas, que criam os seus perfis e depois passam um tempo indeterminado sem publicar nada. A redes sociais têm de estar ativas, caso contrário, é muito idêntico à velha máxima que já aqui abordei: “não existe”.

 

 

E por fim, mas não menos importante, vamos falar do cartão de visita da sua empresa online, o seu site ou loja online. Para isso basta ter um alojamento, domínio e um profissional para fazer o seu site. Neste passo, aconselho vivamente a pedir orçamentos a várias empresas de criação de sites. Se quer ter uma presença online assente no terceiro pilar que referi a cima, o profissionalismo, então não pode cair no erro de recorrer às milhentas plataformas gratuitas para fazer o seu site, elas são ótimas para outros fins, como por exemplo, o lúdico. Mas quando falamos do vosso cartão de visita online, não é esse o vosso caminho. A credibilidade, a segurança e profissionalismo, não passam por aí.

Já viu alguma grande marca com um site ou loja online criado em plataformas gratuitas?

 

Apenas para finalizar…

 

Como pode constatar, principalmente através dos números e percentagens, a presença online da sua empresa é crucial para o crescimento da mesma,

Os consumidores passam cada vez mais tempo na internet, as empresas têm de acompanhar as novas tendências. Como? Implementado estratégias digitais com vista a melhorem a presença online para que possam gerar mais possibilidades de negócios.

Com a enorme transformação digital, a utilização e presença na internet tornou-se sem dúvida uma ferramenta indispensável para qualquer marca, produto ou serviço. Assim, ter presença online e melhorá-la é fundamental para aumentar a visibilidade das empresas, para atrair novos clientes e fidelizar os existentes.

Por isso não perca mais tempo e se a sua empresa ainda não tem presença online, não espere mais e comece a dar os primeiros passos. Se já tem, invista em melhorá-la. Lembre-se o seu crescimento, passa por aqui!

Estes dados são reais e fidedignos foram retirados da WeAreSocial e Hootsuite

 

Escrito por: Filipa Moura - Global_Mind