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Maio 17, 2019by filcris

Melhore o seu negócio com Ferramentas Gratuitas!

Vou partilhar consigo algumas ferramentas de Marketing Digital que podem melhorar o seu negócio, todas delas gratuitas.

 

Quem nunca procurou softwares e plataformas gratuitas? Principalmente os empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas, onde o Budget é sempre muito reduzido e está contabilizado ao limite, por isso todas as estratégias devem ser bem ponderadas e nem tudo o que nos vendem é assim tão crucial para a implementação/crescimento dos negócios.

 

Antes de entrarmos no tema propriamente dito, quero fazer a ressalva que algumas das ferramentas podem ter um período experimental gratuito, entre um mês e quinze dias, mas independentemente disso, fica a saber que existem, que estão disponíveis para as trabalhar e pode sempre fazer uma escolha do que necessita mais, caso ache favorável para a alavancagem do seu negócio, pode sempre fazer um investimento. Mas claro isso fica sempre à sua consideração.

 

 

Google My Business

 

Já ouviu falar nesta plataforma? O mais fácil é começarmos por explicar o que é o Google My Business.

 

Trata-se de uma ferramenta gratuita e de fácil utilização, proporciona a todas as empresas gerirem a sua presença online, incluindo as pesquisas realizadas no motor de busca, Google e no Google Maps.

 

O que a torna indispensável para a sua empresa? É que estamos a falar de uma plataforma que lista todas as empresas que estão no Google. Já imaginou? Estamos a falar de milhões de micro, pequenas, médias e grandes empresas que estão inscritas!

 

O objetivo principal da sua utilização é que possibilita melhorar o ranking de pesquisa, principalmente a pesquisa local.

Já tive a oportunidade de escrever um artigo dedicado à plataforma, Google My Business, peço-lhe que aceda aqui . Fique a saber com mais pormenor as vantagens de criar o perfil da sua empresa.

 

 

Web Master Tools (Google Search)

 

 

Muito sucintamente, o Google Search Console , é mais uma das muitas ferramentas gratuitas do Google.

É uma arma poderosa para fazer o acompanhamento do seu site.

 

Vou dar-lhe alguns exemplos do que pode fazer com o Web Master Tools (Goolge Search):

  • Verificar as palavras-chaves que foram digitadas pelos utilizadores para darem com o seu site;
  • Detetar qualquer problema que o seu site tenha e alerta-o para o mesmo;
  • Caso o seu site sofra algum ataque ou esteja infetado por algum vírus, é alertado;

 

Experimente esta ferramenta, vai ver que o seu negócio só tem a beneficiar com a sua utilização!

 

 

Google Analytics

 

 

O Google Analytics é outra ferramenta muito importante para o seu negócio.

Pode analisar ao detalhe o tipo de consumidores que acedem ao seu site, principalmente como é que interagem. É uma excelente forma de perceber o seu público-alvo, assim, pode criar estratégias que vão ao encontro do que necessitam.

Pode sempre traçar objetivos, com base numa estratégia e acompanhar as suas conversões, assim, tem a possibilidade de ter a médio/longo prazo, uma noção real do resultado da estratégia que traçou, onde pode melhorar e o que está a sortir efeito.

Experimente!

 

 

Google Ads (Google Adwords)

 

Muitos julgam que esta ferramenta é paga. Pois não é, ou melhor, não serve apenas para fazer campanha pagas, tem uma série de possibilidades gratuitas que uma vez mais irão contribuir para impulsionar o seu negócio.

Vou dar-lhe alguns exemplos práticos do que pode ter acesso ao utilizar esta ferramenta.

  • Saber a percentagem de pesquisas mensais de determinadas palavras-chave.
  • Ter acesso ao keyword planner , pode ainda ter ajuda na conversão de palavras-chave “normais” em versões mais abrangentes.

Como pode constatar esta ferramenta é extremamente importante para perceber o que o seu público-alvo pesquisa nos motores de busca.

 

 

Facebook Insights e LinkedIn Insights

 

 

Acredito que já tenha conta quer no Facebook quer no LinkedIn, nesse caso incentivo-o a aderir a esta ferramenta.

Com o Facebook Insights https://www.facebook.com/business/news/audience-insights e LinkedIn Insights, consegue ter acesso a uma série de informação, que acredite, será bastante útil para si.

Como por exemplo:

  • Saber qual o seu público-alvo;
  • Ter acesso às estatísticas das suas campanhas;
  • Saber as interações das publicações que vai fazendo;
  • Quais os post’s com mais alcance orgânico;
Estes são alguns dos muitos exemplos que pode usufruir ao aderir ao Insights das redes sociais, contudo apenas pode ter acesso à mesma em páginas ou company pages.

 

 

 

Bancos de imagem gratuitos

 

 

Todos aqueles que estão no inicio ou numa fase ainda inicial do seu próprio negócio, necessitam recorrer à sua capacidade de improvisação para fazer face a despesas que podem ser evitadas, e acabam por fazer de tudo um pouco, por vezes, por falta de conhecimento, acabam por procurar imagens no motor de busca Google. Não é incorreto, mas hoje em dia, com os direitos de autor de imagens, todos os cuidados são poucos.

De modo a fazer face a esta situação, vou partilhar consigo alguns bancos de imagens gratuitos. Ainda assim, pode fazer uma pequena pesquisa e vai ver que encontrará também bastantes. É uma forma simples de encontrar imagens com excelente qualidade e a custo zero.

 

Alguns exemplos:

 

 

 

Mailchimp

 

 

Se uma das suas estratégias passa pelo, E-mail Marketing, então o Mailchimp é o seu aliado perfeito

Estou a falar-lhe de uma plataforma que apenas não só permite-lhe fazer o upload da sua base de dados como ainda garante o cumprimento das normas RGDP o que é mais uma excelente mais-valia para si e para a sua empresa.

 

Veja o que esta plataforma tem para oferecer-lhe:

  • Acesso ao feedback e taxa de abertura dos envios dos seus e-mails;
  • Qual a taxa de rejeição;
  • Quais os e-mails que estão a ser marcados como spam;
  • Quem está a subsescrever ao seu e-mail;
Estes são alguns exemplos das possibilidades que esta plataforma lhe oferece. Pode auferir mensalmente do envio de 12.000 e-mails com um limite máximo de 2.000 contactos, tudo gratuito!

 

 

 

Editor de imagens

 

Se é daqueles que adora construir as suas próprias imagens e publicá-las no seu site e nas suas redes sociais, então vou indicar-lhe o seu melhor parceiro, o Canva.

Trata-se de uma ferramenta gratuita, simples e muito intuitiva para trabalhar, explore as várias possibilidades para criar as suas imagens únicas.

Explore esta plataforma e dê asas à sua imaginação.

 

Espero que esta partilha lhe seja muito útil, tudo o que possamos ser nós próprios a fazer e gratuitamente é o ideal, mas quero que também fique ciente que nem tudo é realmente gratuito nem somos experts em todas a áreas, e quando estamos a falar do nosso próprio negócio, mais conscientes temos que estar.

 

Escrito por: Filipa Moura - Global_Mind