fbpx

Julho 1, 2020by filipa moura

e-commerce VS COVID19 em Portugal

São muitas as realidades trazidas por esta pandemia, e é muito difícil deslumbrarmos algum factor positivo, se é que assim podemos chamar… Mas um facto bem real e acredito que veio para ficar e está de pedra e cal são os portugueses e as compras online, a juntar à utilização do MBWAY.  

 

“As compras online têm ganho um peso crescente no total das compras efetuadas ao longo das últimas semanasregistando uma quebra menos significativa relativamente ao panorama global do consumoe m Portugal”, segundo a SIBS no relatório semanal que desta vez inclui a área das compras online. A operadora de pagamentos eletrónicos tem disponibilizado um boletim semanal com a evolução das transaçõesmostrando a forma como mudam os hábitos de compras dos portugueses em tempo de pandemia/desconfinamento

A SIBS destaca o “reforço” do peso do MB WAY no panorama global das compras em Portugal, referindo que, nas compras ‘online’, o número médio de transações com aquela forma de pagamento voltou a superar, pela 3.ª semana consecutiva, a média registada antes da pandemiaou seja, um acréscimo de sete pontos face a esse períodoembora tenha descido quatro pontos relativamente à semana anterior”.  

Apesar de já estarmos na chamada fase de desconfinamento, os portugueses continuam a utilizar o e-commerce em larga escala. É verdade que já nos podemos deslocar aos espaços comerciais, mas também é notório que o receio do contacto ou da proximidade está muito presente em todos nós, isto deve-se em parte aos números que a pandemia “pós-desconfinamento” nos vai mostrando todos os dias.   

  

Estamos perante uma nova crise? Perante uma nova realidade estamos… Senão vejamos, há uns tempos atrás imaginávamos a utilizar máscaras, viseiras e/ou luva? Ou a andarmos sempre com um frasquinho de desinfetante para as mãos…  

  

Temos que nos adaptar a esta nova realidade e seguirmos em frente, porque enquanto nos estamos a lamentar com o nosso eterno espírito do “sebastianismo” os medos, os receios, vão tomando conta de nós, dos nossos negócios, dos nossos sonhos… E o resultado será bem pior que esta pandemia!  

  

chave está nas vendas online! É a forma mais segura que temos para podermos vender, e aqui não precisa estar acorrentado a uma renda mensal e à maioria das despesas que uma loja física acarreta. Se não for este o seu casoporque tem um contrato o qual não pode rescindir ou porque a sua estratégia de negócio passa por manter o seu espaço físicoInvista paralelamente numa loja online.  

Gradualmente o seu negócio vai criando raízes sustentadas no e-commerce.   

 

Escrito por: Filipa Moura - Global_Mind