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Abril 28, 2022by filipa moura

O poder das redes sociais para o seu negócio

Faz ideia do poder que tem nas mãos?
Sabia que ao utilizar as redes sociais os seus resultados podem ser triplicados? É mesmo verdade! Mas para isso tem de ter consciência que deve saber utilizar esse poder corretamente!

Porque ao contrário do que muitos possam pensar, o facto de estarmos presentes nas redes sociais por si só,  NÃO É SUFICIENTE!

Outra tomada de consciência que deve ter, é que hoje em dia, as redes sociais deixaram de ser apenas um espaço lúdico, e, passaram a ser principalmente um espaço onde se realizam e fecham negócios.

Através de ferramentas próprias desse tipo de plataformas, é possível criar ligações entre os utilizadores, através de interesses simulares, tendo assim um papel crucial no relacionamento pessoal e profissional entre os cibernautas. Paralelamente a isso, ainda é permitido partilhar os conteúdos de interesses comuns, criando desta forma engajamento entre as pessoas e empresas, proporcionando, fortes e reais oportunidades de negócios, entre a comunidade.

E é desta forma tão simples e direta que possibilita a apresentação de serviços, produtos e relacionamento entre toda a comunidade, seja ela ao nível pessoal e individual ou de empresas e organizações.

 

Como podem as redes sociais alavancar o eu negócio

 

Deve dar alguns passos simples:
• Crie uma página profissional da sua empresa

• Preencha todos os campos, proporcionando a quem visita a sua página ter acesso a todos os dados e informações

• Crie uma imagem ou vídeo simples que represente a sua área de negócio, com dados que pretenda destacar, por exemplo, alguns serviços, o seu contacto telefónico, o site da empresa, etc.

• O logótipo da sua empresa deve estar sempre presente e de forma destacada, é uma forma simples de dar a conhecer a sua marca e cimentá-la gradualmente no mercado online

 

São os primeiros passos que deve dar para estar presente nas redes sociais, aqui começa a ditar a forma como os utilizadores irão ver a sua empresa e criar as primeiras ligações com os utilizadores.

 

Agora vamos dar outro passo:
• Como vai alimentar as suas redes sociais?
• Qual o tipo de conteúdo?
• O número de publicações que irá colocar?
• Que género de conteúdos, por exemplo, se recorre a fotos, se cria imagens, vídeos, etc.
• Quais os dias e horas que são mais indicadas para si?

Bem já temos aqui muitas questões! Mas todas elas são cruciais para a sua empresa, ou melhor, são cruciais para os bons resultados que pretende alcançar para a sua empresa.

O que deve desde já começar a fazer é, criar um plano de trabalho.

Deve planear as suas publicações mensalmente, recorrendo a um calendário onde coloca em cada dia da semana, o tipo de conteúdos e géneros dos mesmos que pretende. O horário também é importante, porque assim vai tendo acesso gradualmente a uma análise mais detalhada, quando verifica as estatísticas de cada publicação, consegue ter um termo de comparação e ter uma noção do horário e dias da semana que as suas publicações têm mais reação por parte dos seus seguidores.

Esta informação pode tratar-se muito relevante quando analisa mais detalhadamente o seu público-alvo.

Lembre-se é para ele que está diariamente a trabalhar!

 

Qual ou quais redes sociais é que a minha empresa deve estar presente?

 

Este é outro passo extremamente importante, não sinta necessidade de estar em muitas redes sociais. Lembre-se daquele velho chavão – “Menos é mais”
O ideal aqui é ter consciência das redes sociais que podem dar-lhe retorno.
Pense também no tempo que dispõe para as alimentar, não queira tocar demasiados instrumentos para logo de seguida desafinar a orquestra que criou.

FACEBBOK
Esta rede social é uma das maiores do mundo, e se estivermos a falar de Portugal, continua a ser a nº1!
Aqui encontra um leque variado de ferramentas que pode e deve utilizar para trabalhar com mais pormenor as suas estratégias de marketing.
Outras funcionalidades criadas à relativamente poucos meses são os recursos disponibilizados para a criação de campanhas.

Portanto independentemente da sua área de negócio, aconselho vivamente a passar por aqui a sua estratégia para cimentar a sua marca.

INSTAGRAM
É uma rede social em crescimento e tem vindo a criar destaque em Portugal.
Encontra usuário de todas as idades e género.
Por ser tão simples de navegar e tão intuitiva possibilita uma relação mais próxima com os utilizadores.

LINKEDIN
Esta rede social foi mesmo criada para a relação entre empresas e cliente.
E tem uma particularidade que é favorecer a procura de profissionais no mercado, tendo logo acesso ao perfil completo do candidato, assim como proporcionar que o mesmo possa aceder ao percurso e informações sobre a sua empresa.

Consegue com muita facilidade criar uma rede de contactos com outras empresas e pessoas, proporcionado assim uma proximidade maior com as mesmas podendo facilmente criar possibilidade de negócio.

YOUTUBE
É uma rede social com forte potencial em várias áreas, mas aqui o forte é mesmo os vídeos, sejam conteúdos criados através de montagens, ou lives.
Se a sua área de negócio se adequa a este tipo de estratégia, basta criar um canal e gerar conteúdo, sempre tendo em conta o que já falei aqui neste artigo.

Lembre-se, a base é sempre a mesma, o tipo de ferramentas para dar vida a essa base é que pode variar.

TWITTER
É conhecida pelo envio de mensagens curtas. Exigindo das empresas que criem conteúdo escrito simples e em poucas palavras transmitir o essencial.
Por isso é uma rede social que está relacionada com notícias.

 

Quais as principais vantagens para a minha empresa estar presente nas redes sociais?

 

Mais visibilidade para a sua empresa
Quanto mais conteúdo relevante criar e de forma constante, gradualmente vai criando uma relação mais próxima com os seus seguidores e atrair assim uma maior probabilidade de clientes.
Analisando as suas publicações pode posteriormente impulsionar as que geraram mais interações com o público, principalmente o orgânico. Assim aumenta ainda mais o engajamento e partilhas das suas publicações.

 

Alavanca as vendas dos seus produtos ou serviços
Quanto maior for o número de seguidores e pessoas que gostam da página da sua empresa, maior possibilidade tem para aumentar o interesse dos utilizadores nos seus produtos ou serviços.

 

Pode atrair mais potenciais clientes
Estar presente nas redes sociais e gerar um enorme volume de tráfego é a nina de ouro, por isso mesmo, direcione os seus visitantes para o seu site, para a sua loja online ou blog. É uma forma muito simples de dar um pouco mais a conhecer da sua empresa.

 

Criar uma relação de transparência e confiança com os seus seguidores é a chave para o seu sucesso.

 

 

Escrito por: Filipa Moura - Global_Mind